Informativo de Prestação de Contas do Ano de 2011

Requerimentos por escrito

Requerimentos apresentados pelo vereador no dia 13/02/2012 (segunda-feira) na sessão ordinária da Câmara Municipal de Cambé (14)

Alguns dos requerimentos feitos pelo vereador Mário Som - por escrito e verbais

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Conselho Municipal da Mulher

De onde vem a violência contra a mulher?


   Ela acontece porque em nossa sociedade muita gente ainda acha que o melhor jeito de resolver um conflito é a violência e que os homens são mais fortes e superiores às mulheres. É assim que, muitas vezes, os maridos, namorados, pais, irmãos, chefes e outros homens acham que têm o direito de impor suas vontades às mulheres.
   Embora muitas vezes o álcool, drogas ilegais e ciúmes sejam apontados como fatores que desencadeiam a violência contra a mulher, na raiz de tudo está a maneira como a sociedade dá mais valor ao papel masculino, o que por sua vez se reflete na forma de educar os meninos e as meninas. Enquanto os meninos são incentivados a valorizar a agressividade, a força física, a ação, a dominação e a satisfazer seus desejos, inclusive os sexuais, as meninas são valorizadas pela beleza, delicadeza, sedução, submissão, dependência, sentimentalismo, passividade e o cuidado com os outros.


Por que muitas mulheres sofrem caladas?
   Estima-se que mais da metade das mulheres agredidas sofram caladas e não peçam ajuda. Para elas é difícil dar um basta naquela situação. Muitas sentem vergonha ou dependem emocionalmente ou financeiramente do agressor; outras acham que “foi só daquela vez” ou que, no fundo, são elas as culpadas pela violência; outras não falam nada por causa dos filhos, porque têm medo de apanhar ainda mais ou porque não querem prejudicar o agressor, que pode ser preso ou condenado socialmente. E ainda tem também aquela idéia do “ruim com ele, pior sem ele”.
   Muitas se sentem sozinhas, com medo e vergonha. Quando pedem ajuda, em geral, é para outra mulher da família, como a mãe ou irmã, ou então alguma amiga próxima, vizinha ou colega de trabalho. Já o número de mulheres que recorrem à polícia é ainda menor. Isso acontece principalmente no caso de ameaça com arma de fogo, depois de espancamentos com fraturas ou cortes e ameaças aos filhos.

 Uma das mais importantes lutas do vereador Mário Som e que merece destaque aqui no blog é referente à criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Lei 2.266/2009) cujo projeto foi de autoria do nosso nobre edil.
   Paralelamente a essa conquista - que foi aprovada - Mário Som, o vereador de todos, também não tem medido esforços no sentido da implantação da Delegacia da Mulher em Cambé, onde possa ter uma delegada e agentes femininas exclusivas para o setor. Ele continua lutando também pela implantação da “Vara Maria da Penha” para dar agilidade ao andamento e soluções aos processos que envolva violência contra a mulher cambeense.
  Abaixo, reproduzimos fragmentos da resposta do então Chefe da Casa Civil Rafael Iatauro na ocasião do mandato do Governador Requião ao ofício expedido pelo vereador Mário Som:
"Reporto ao ofício nº 330/2009 do Vereador Mario Som (sic) sobre implantação da Vara Maria da Penha no Fórum de Cambé. O citado pleito é de competência do Poder Judiciário e deverá ser enviado ao Tribunal de Justiça do Estado. Assina: Rafael Iatauro – Chefe da Casa Civil."

   A seguir, a resposta do Tribunal de Justiça do Estado:
"Em atenção ao Oficio Nº 329/2009,  fotocopia do respeitoso despacho por mim exarado no protocolizado sob nº 130305/2009. Que o exposto do Vereador Mario Som (sic) sobre implantação da Vara  Maria da Penha no Fórum de Cambé, esta em sob análise; Assina: Desembargador Ruy Fernando de Oliveira – 1º Vice Presidente do Tribunal de Justiça do Estado."

   E, também, resposta da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná:
"Oficio nº 54/2009, acusamos recebimento do oficio nº 335/2009 do Vereador Mario Som (sic) onde o parlamentar solicita a implantação da Vara Maria da Penha no Fórum de Cambé. Informamos que o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná confirmou a instalação “Da Vara da Infância, Juventude e Família para o Município de Cambé. O que contemplará o pleito do Nobre Vereador. Assina: Deputado Durval Amaral"

Nenhum comentário:

Postar um comentário