Informativo de Prestação de Contas do Ano de 2011

Requerimentos por escrito

Requerimentos apresentados pelo vereador no dia 13/02/2012 (segunda-feira) na sessão ordinária da Câmara Municipal de Cambé (14)

Alguns dos requerimentos feitos pelo vereador Mário Som - por escrito e verbais

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

MÁRIO SOM QUER INFORMAÇÕES SOBRE CRECHES

O vereador Mário Som apresentou pedido de informações à administração municipal sobre o funcionamento das creches de Cambé que estão sob a responsabilidade do poder público.
   Ele quer saber: quantas creches existem; faixa etária das crianças atendidas; quantidade de crianças em cada unidade; quantidade de crianças à espera de vagas; quantidade de funcionários em cada unidade; área de abrangência de cada unidade; se existem pais que não trabalham e têm filhos matriculados; se existem crianças matriculadas sem que as mães precisem trabalhar; qual o critério de seleção das crianças; se há alguma unidade com número excessivo de crianças; quais as principais dificuldades enfrentadas pelas unidades e se existe algum tipo de repasse de recursos.
 O pedido do vereador entra em discussão e votação na próxima sessão do legislativo que será realizada no próximo dia 28 de fevereiro.
Veja na íntegra como foi o pedido de informação e o debate sobre o assunto:
http://www.youtube.com/watch?v=gY9IB9rkcBw
Fontes: site da Câmara Municipal de Cambé
site Portal Cambé

Mário Som é membro de duas comissões permanentes da Câmara Municipal de Cambé

   As comissões permanentes da Câmara Municipal de Cambé, eleitas na 1ª Sessão Ordinária do último dia 7 de fevereiro de 2011, definiram os cargos de seus membros. Das três comissões, Mário fará parte de duas: a Comissão de Obras Públicas, Viação, Urbanismo, Ecologia, Meio Ambiente, Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura e Desportos será presidida por Junior Felix, tendo com relator Osvaldo do Ana Rosa e revisor Mário Som; a Comissão de Participação Popular, Trabalho, Habitação, Segurança, Legislação Social e Serviço Público, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos têm como presidente Mário Som, relator Irineu Defende e revisora Ivani da Unidef.

Nova mesa diretora na Câmara de Cambé - Mário Som é o 2º Secretário da Casa

Em eleição realizada no dia 20/12/2010 o resultado ficou assim:

Presidente: Conrado Angelo Scheller
Vice-presidente: Alzira Guedes de Oliveira
1º Secretário: Cecílio de Araújo Pereira
2º Secretário: Mário Som

Vereadores Mário Som e Conrado Scheller fazem abaixo assinado para retirada do pátio de manobras do trem

   Em julho do ano passado, os vereadores Mário Som e Conrado fizeram um abaixo assinado para exigir algumas providências junto à América Latina Logística (ALL), empresa que controla as linhas férreas que passam por Cambé e região. Eles alegaram que falta segurança aos pedestres e também solicitaram que a ALL se adeque às normas referentes à perturbação do sossego público.
   Os vereadores pediram a assinatura e apoio da população cambeense nessas reivindicações que foram protocoladas no Ministério Público Federal.
   Faz alguns meses que a trincheira está sendo construída, próxima à área central da cidade, para facilitar a travessia da linha férrea. Apesar de elogiar os resultados dessa iniciativa os vereadores declaram que essa obra não será suficiente. “É preciso também, além de proporcionar segurança nas transposições da linha férrea, que o pátio de manobras seja imediatamente retirado do perímetro urbano”, protestaram.
  Naquela ocasião ambos os vereadores comentaram sobre a importância do abaixo assinado.
  "Estamos preocupados além da segurança, também com o sossego público", disse o vereador Mário Som ao explicar o abaixo assinado que fizeram para acompanhar um pedido de providências ao Ministério Público Federal para que seja exigido da ALL que passe a respeitar, entre outras questões, o sossego da população e que seja retirado o pátio de manobras do perímetro central da cidade.
   "Se não bastasse o fato de que as composições trafegam a qualquer hora do dia ou da noite, acionando aquele insuportável sinal sonoro de madrugada, ainda fazem as manobras no perímetro do centro da cidade", reclamaram os dois vereadores.
   Mário Som e Conrado afirmaram, na ocasião, que o fato do pátio de manobras da ferrovia estar localizado bem no centro da cidade tem causado inúmeros transtornos, pois, por diversas vezes ao dia e à noite, as pessoas teem que aguardar os trens manobrarem antes de poderem atravessar de um lado para o outro da cidade. "Não podemos esperar que algum cambeense morra dentro de uma ambulância esperando as manobras do trem para depois pedir providências. Para evitar futuras tragédias estamos coletando a assinatura da população neste documento que levaremos ao Ministério Público Federal e assim conseguirmos que seja respeitado o direito da população", afirmaram.
   Os dois vereadores concordaram que a trincheira que está sendo construída facilitará a transposição da linha férrea, mas não vai resolver o problema e afirmaram que só haverá uma solução adequada se o pátio de manobras for remanejado para outro local.
   Mário Som e Conrado disseram que até aquele momento mais de seiscentos moradores tinham assinado o documento, mas que seria importante a participação de maior número possível de munícipes.